belohorizonte01belohorizonte02

O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, é o segundo maior estádio de futebol do Brasil e o 29ª maior do mundo, de acordo com as estimativas doWorld Stadium. No Brasil é superado apenas pelo Maracanã.

Com a escolha do Brasil como organizador do Campeonato do Mundo de 2014, Belo Horizonte, juntamente com Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre, foi uma das cidades pré-selecionadas para acolher os jogos. A 2 de fevereiro de 2009 o governo de Minas Gerais apresentou o projeto de modernização do Mineirão. O projeto apresentado assegurou a preservação da fachada original (nos mesmo moldes em que foi realizada a reforma do Estádio Olímpico de Berlim).

A 31 de maio de 2009 a Fifa anunciou as 12 cidades sedes do Campeonato do Mundo de 2014, confirmando a capital mineira como uma delas.

Para receber as partidas do Mundial, o Mineirão necessita de uma série de reformas para modernização e adequação às normas da FIFA. Entre as obras necessárias, estão previstos o rebaixamento do relvado, aumento da capacidade dos sectores de imprensa e aumento do número de vagas no estacionamento. Além disso, um projecto da câmara de Belo Horizonte pretende levar a linha do metro até as proximidades do estádio.

Está planeado o encerramento do tecto do estádio. A adaptação trará mais conforto ao público, já que todos os assentos estarão protegidos de eventuais chuvas durante as partidas. O campo, no entanto, continuará sem cobertura.  A mudança reduzirá a capacidade do Mineirão de 75.783 espectadores para 69.950, mas em compensação o conforto teoricamente será maior. Para que a visão do jogo seja adequada para todos os sectores da arquibancada, o projeto prevê também o rebaixamento do nível do campo. O relvado também receberá atenção especial.

Na parte externa, a principal adaptação fica por conta do transporte. Atualmente, o estacionamento ao redor do estádio comporta 4.000 carros. O projeto prevê a ampliação para 6.000. Fora isso, cerca de 400 ônibus devem abastecer o estádio em dias de jogos.

Anúncios